Entre na casa do artista Paul Schrader

Este advogado tornado artista abriu as portas da sua casa e atelier em Hamburgo, Alemanha, para mostrar o ambiente onde vive e trabalha. "Quando acabei a escola secundária, não pensava que ser artista fosse realmente uma profissão. Primeiro estudei direito e tornei-me advogado. Mas a pintura esteve sempre presente. Acredito que quando sentimos uma paixão ardente por algo, libertamos energia e criamos coisas que nunca alcançaríamos de outra forma".

É com esta visão apaixonada e liberdade que Schrader preenche a casa de três pisos com o seu universo criativo. Repleta de luz natural e com pé-direito e paredes altas, a casa é como um canvas, servindo de pano de fundo para as suas pinturas. Neste ambiente criativo, podemos encontrar algumas das nossas peças favoritas da Vitra: +a mesa Guéridon, as cadeiras Standard e o cabide Hang-it-All na cozinha; a poltrona Grand Repos, a mesa baixa LTR, o banco Cork e a Wooden Doll Super Large no jardim de inverno; e a cadeira Physix e a Toolbox no atelier.

"Gosto de manter o meu mobiliário no mesmo local. Quando se encaixa num espaço, ganha o seu lugar. É como uma pintura que se compõe e nunca mais é alterada. Tal como uma pintura, os móveis podem funcionar como uma cápsula do tempo. O momento de criação já passou, mas houve alguém que o pintou, e no caso do mobiliário, alguém que o desenhou. Quando se vê uma obra de arte, reconheces o seu valor intrínseco e o seu contexto cultural. O autor, a época e a obra fundem-se numa única ideia. Isso também se aplica ao mobiliário clássico", refere o artista.