A casa de Joana Inês-Soares em Monsaraz
Monsaraz é um dos locais que mais preenche o imaginário dos portugueses quando falamos do Alentejo, com o seu castelo no topo da colina, as vistas panorâmicas da planície alentejana e o Alqueva a seus pés. É dentro das paredes desta vila fortificada, com as suas pitorescas casas caiadas de branco e ruas empedradas, que vive a artista Joana Inês-Soares (aka @violetacorderosa) com as suas três filhas e o leal companheiro de quatro patas, o cão Miro.
A casa de artista espelha o seu universo criativo, misturando os campos da expressão pessoal, conforto e criatividade, transformando-a num espaço acolhedor que serve como o seu estúdio e casa de família. A viagem de Joana como artista começou depois de terminar o curso de arquitectura, explorando vários meios como a cerâmica, joalharia ou design gráfico, que acabariam por alicerces fundamentais na fusão de criatividade e paixão que define o seu trabalho hoje. Depois de trabalhar em arquitectura, Joana abraçou um novo caminho, dedicando-se ao desenho, ilustração e pintura. Na última década, tem vivido e trabalhado como artista a partir da sua casa em Monsaraz. "Adoro trabalhar de casa", refere Joana, "é um dos espaços que mais me inspira. Um ambiente que combina todas as minhas paixões."
Na casa, onde podemos encontrar muitas peças da Ferm Living, a arte é um dos elementos mais visíveis em todos os ambientes, funcionando como uma galeria informal para o seu trabalho. "A arte que faço cruza-se facilmente com a minha casa e família. Utilizamos todos os cantos da casa, mas a sala é especial. Há espaço para as minhas filhas brincarem e para passarmos tempo juntas."
Como seria de esperar, a vida na casa da artista desenrola-se entre o interior e o exterior. É aqui que Joana encontrar uma extensão do seu santuário criativo, um espaço onde a família pode desfrutar da vila e da natureza circundante e onde Joana também trabalha. "Criámos um espaço exterior onde fosse possível também viver todo o dia," explica Joana. "Temos uma pequena área de cozinha e uma longa mesa de refeições que também serve de secretária e espaço de trabalho. Depois temos a bonita piscina que fica na sombra de uma oliveira e onde podemos refrescar-nos do calor intenso típico desta região do Alentejo."
Seja no jardim ou no interior, o universo de Joana e das suas filhas faz-se sentir por toda a casa, num misto de intimidade e espírito artístico. "Para mim, casa é onde estamos rodeados de coisas que revelam partes de nós, de quem somos e do que nos faz sentir bem".
TAGS: