A subtileza do design dos irmãos Bouroullec
Originários da Bretanha, em França, e actualmente sediados em Paris, os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec são uns dos designers mais marcantes da sua geração. Trabalhando como dupla desde 1999, os Bouroullec têm colaborado com algumas das nossas marcas favoritas como a Vitra, Artek, Hay ou Flos, que podem ser encontradas no nosso showroom. A honestidade do seu trabalho e a frescura com que encaram cada projecto são traços distintivos da sua abordagem ao design. As silhuetas suaves, intemporais e que se adaptam subtilmente a qualquer ambiente têm marcado o seu vasto portfólio, que inclui mobiliário e objectos utilitários para a casa e escritório, tecnologia, joalharia e arquitectura.
↑ Sofá Abalon da Vitra
A forma como reduzem uma ideia ao essencial e tornam a funcionalidade esticamente apelativa, faz dos irmãos Bouroullec uns dos designers mais hábeis na criação de objectos duradouros, seja na vertente visual ou material, algo essencial num momento em que a sustentabilidade é um tema incontornável.
"Muitas das marcas com que trabalhamos partilham uma visão dos anos setenta. É orientada para a casa, baseada em ambientes domésticos que não sofrem mutações. Quando falamos de ecologia, a ideia de criar peças de mobiliário indestrutíveis é essencial. Não queremos que os nossos objectos envelheçam e estejam amarrados a uma época específica", afirma Erwan.
Erwan refere que "o papel fundamental do design é dar forma à cultura. Quando visitamos um museu dedicado a antigas civilizações, o design - mais especificamente a forma das ferramentas quotidianas, as armas ou joalharia - é normalmente a única coisa que chega aos dias de hoje. Ter a capacidade de resistir ao teste do tempo significa que estes objectos são tecnicamente perfeitos e que foram úteis, mas, para além disso, conseguimos ver as pessoas por detrás deles. Vemos a humanidade e podemos determinar a forma da sua cultura".
↑ Colecção Palissade da Hay
↑ Cadeira Softshell da Vitra
↑ L'Oiseau da Vitra
↑ Cadeira Rope da Artek
TAGS: