Alegria que se multiplica: a história do Eames Elephant

Produzido pela primeira vez há 80 anos, o Moulded Plywood Elephant continua a ser uma referência no trabalho da dupla de criativos Charles e Ray Eames. Foi enquanto desenvolviam as lendárias Plywood Chairs que os Eames desenharam este icónico elefante em contraplacado moldado. Lucia, filha de Charles, “adotou-o” como um dos seus brinquedos preferidos, mas a verdade é que a peça mantém-se relevante e inspiradora até hoje. Llisa Demetrios, neta de Charles e Ray e curadora-chefe do Eames Institute of Infinite Curiosity, cresceu com o elefante e considera-o uma das peças da Eames Collection que mais desperta curiosidade.

"Quando estava a crescer, perguntava-me muitas vezes por que é que não havia mais elefantes. Disseram-me que moldar o contraplacado para o elefante era muito mais difícil do que para a Eames Lounge Chair. A minha mãe, Lucia Eames, ficou encantada quando a Vitra desenvolveu uma forma de produzir 1000 exemplares em ácer natural e 1000 em ácer vermelho, para assinalar o centenário de Charles, em 2007", recorda Llisa Demetrios.

Llisa lembra-se do elefante tanto em casa como no atelier dos avós, em Los Angeles. Charles e Ray sempre tiveram uma enorme paixão por brinquedos, e em particular por elefantes. Não é por acaso que o espólio da dupla inclui mais de 200 caixas de brinquedos, que Charles considerava como ponto de partida para ideias maiores.
"Os brinquedos não são assim tão inocentes como parecem. Brinquedos e jogos são os prelúdios de ideias sérias." – Charles Eames

TAGS:
