As novas cores Prouvé
A relação da Vitra com o legado de Jean Prouvé iniciou-se com a reedição da cadeira Standard há mais de 20 anos. Entretanto, a família de produtos concebidos pelo designer francês cresceu, sendo agora revisitada com a introdução de cores originais inspiradas pelas mais variadas referências, desde o Blé Vert, que ilustra a cor do trigo verde, ao Gris Vermeer, que faz uma alusão ao tons cinzentos presentes no trabalho do pintor Johannes Vermeer.
De acordo com a convicção de Prouvé, que acreditava na "natureza do material", somente as peças em risco de corrosão deveriam ser pintadas, sendo essa a razão porque o designer francês deixava elementos de madeira e alumínio não tratados sempre que possível. No entanto, para além dos benefícios práticos da protecção à ferrugem, Prouvé tinha noção que podia utilizar as cores para dar ao seu mobiliário uma personalidade única.
Nestas fotografias tiradas na Villa Dollander, casa desenvolvida em 1949 por Jean Prouvé e o seu irmão mais novo e arquitecto Henri, é possível ver algumas das peças na renovada paleta de cores, que inclui agora o Gris Vermeer, Bleu Dynastie, Blé Vert e Bleu Marcoule, como também a versão Métal Brut, em aço natural.
Jean Prouvé utilizava as cores para dar ao seu mobiliário uma personalidade única.
↑ A poltrona Cité
↑ A cadeira Fauteuil Direction e a secretária Compas Direction
↑ A poltrona Fauteuil de Salon