Function + Good Taste = Good Design

A exposição do MoMA’s, “The Value of Good Design”, explora icons inesperados que definiram o mundo do design ao longo dos últimos anos.

“Existe arte num cabo de vassoura?  Sim, diz o Museu de Arte Moderna de Manhattan, se foi desenhado para utilidade e boa aparência.” Esta frase, de uma review da revista Time de 1953 sobre uma das exposições de Good Design do MoMA, vai directamente ao cerne de uma questão que o Museu questiona desde a sua criação: O que é um bom design e como pode melhorar o dia-a-dia?

Apresentando mais de 100 peças desde a década de 30 até a década de 70, desde móveis a eletrodomésticos, vidros e eletrónica, design de transporte, brinquedos e gráficos, a exposição "The Value of Good Design" explora o potencial do design, e tenta definir o que é um “bom” design.

Chaise Longue Good Design Moma EamesCharles Eames (American, 1907–1978), Ray Eames (American, 1912–1988). Prototype for Chaise Longue (La Chaise). 1948. The Museum of Modern Art, New York.
anywhere lamp Good Design MoMA
Anywhere Lamp. The Museum of Modern Art, New York.

 

“Um bom design é o reflexo do seu tempo” diz Juliet Kinchin, co-produtora da exposição, “um produto bem projetado pode parecer diferente de um momento para o outro. Alguns projetos de meados do século sobreviveram ao seu uso, mas o que eu aprecio é o design ser para tantas pessoas diferentes de todos os níveis sociais.”

 

Fiat 500 Moma Good DesignDante Giacosa (Italian, 1905–1996). 500f city car. Designed 1957. The Museum of Modern Art, New York
Good Design MoMAGiovanni Pintori (Italian, 1912–1999). Olivetti Lexikon. 1954. The Museum of Modern Art, New York.

 

A exposição levanta também questões como o que pode significar Good Design nos dias de hoje, e se os valores do meio do século podem ser traduzidos e redefinidos para um público do século XXI.

Mas hoje, quando falamos de bom design, uma coisa mantém-se, o objetivo do design é que seja acessível, funcional e bonito.

 

TAGS: