Function + Good Taste = Good Design
A exposição do MoMA’s, “The Value of Good Design”, explora icons inesperados que definiram o mundo do design ao longo dos últimos anos.
“Existe arte num cabo de vassoura? Sim, diz o Museu de Arte Moderna de Manhattan, se foi desenhado para utilidade e boa aparência.” Esta frase, de uma review da revista Time de 1953 sobre uma das exposições de Good Design do MoMA, vai directamente ao cerne de uma questão que o Museu questiona desde a sua criação: O que é um bom design e como pode melhorar o dia-a-dia?
Apresentando mais de 100 peças desde a década de 30 até a década de 70, desde móveis a eletrodomésticos, vidros e eletrónica, design de transporte, brinquedos e gráficos, a exposição "The Value of Good Design" explora o potencial do design, e tenta definir o que é um “bom” design.
“Um bom design é o reflexo do seu tempo” diz Juliet Kinchin, co-produtora da exposição, “um produto bem projetado pode parecer diferente de um momento para o outro. Alguns projetos de meados do século sobreviveram ao seu uso, mas o que eu aprecio é o design ser para tantas pessoas diferentes de todos os níveis sociais.”
A exposição levanta também questões como o que pode significar Good Design nos dias de hoje, e se os valores do meio do século podem ser traduzidos e redefinidos para um público do século XXI.
Mas hoje, quando falamos de bom design, uma coisa mantém-se, o objetivo do design é que seja acessível, funcional e bonito.
TAGS: