O trabalho de Cecilie Manz

Simplicidade. É a palavra que melhor assenta no trabalho da designer dinamarquesa Cecilie Manz. Já desenhou para a Fritz Hansen e para a Muuto, entre muitos outros. A viver e a trabalhar em Copenhaga, onde criou o seu próprio estúdio em 1998, a designer tem o dom de transformar o normal em extraordinário.

O ambiente onde está inserida, quando idealiza as suas peças, é para ela um factor essencial no processo criativo. Tudo o que está à sua volta, quando pega numa caneta e numa folha de papel para fazer um primeiro esquisso de uma peça, tem de fazer sentido. Se algo, não fizer sentido, não está lá. 

Se tivesse de eleger uma peça essencial na sua vida, Cecilie Manz elegeria uma mesa, porque é aqui, tanto em casa, como no seu local de trabalho, que passa a maior parte do tempo. É numa mesa, que cria e é numa mesa, que passa bons momentos da sua vida pessoal. 

A sua relação com os pequenos objectos, começou desde muito cedo, talvez pelo facto dos seus pais serem ceramistas e dos objectos do dia a dia (canecas, pratos, taças) serem criados por eles, dando-lhe uma importância especial. 

Para si, os pequenos detalhes são de extrema importância. Talvez por isso goste de trabalhar formas arredondadas, tornando-as mais suaves, sem que estas percam o seu caracter.

"O meu trabalho sempre girou em torno da simplicidade, do processo de trabalhar em direcção a um objecto puro, estético e funcional."

TAGS: