Entrevista - Shane Schneck
Às vezes, todos nós precisamos de uma ajuda extra em casa.
O Butler, um novo banco/escada versátil projectado por Shane Schneck para a HAY, cujo design inteligente e recursos atenciosos o tornam numa ferramenta doméstica ideal para diversos contextos. Confeccionado em carvalho maciço com detalhes contemporâneos, e um degrau inferior mais amplo permite o uso como mesa de apoio, banqueta ou mesmo mesa de cabeceira.
Como surgiu a ideia para o design do Butler?
Queríamos criar um produto muito prático que pudesse ser usado em qualquer divisão da casa para múltiplas funções. Acima de tudo, o Butler é um banco/escada bem trabalhado. Mas depois disso, cabe ao usuário decidir.
Com 50 cm de altura, é uma altura confortável para um banquinho de jantar ou de escritório e é adequado para um membro mais jovem da família. O degrau profundo também o torna conveniente para ser usado como uma pequena mesa de cabeceira ou como uma mesa de apoio na sala.
O que inspirou o nome deste produto?
A tipologia em muitos aspectos é um servo de uso doméstico, o que nos levou ao nome. Um personagem silencioso, útil e reservado como eu imaginei, que está sempre por perto quando preciso.
Pode-nos contar um pouco sobre a função e a história de um produto doméstico híbrido de uso diário como este?
Uma cadeira, na verdade, é o objeto doméstico polivalente original, pois pode ser usada como um "escadote", uma mesa de cabeceira ou cabide. Além do uso funcional, a cadeira é um símbolo cultural que projeta classe económica e uma ideologia social sobre o proprietário.
Existem outras tipologias, como cestos, tigelas e bancos, que são usados tanto de maneira funcional quanto decorativa.