Jarra Ridge, de Portugal com amor

A zona centro de Portugal tem uma grande tradição na produção de cerâmica, portanto é natural que marcas como a Muuto a procurem para materializar peças como a jarra Ridge. Numa recente visita da Muuto à fábrica em Alcobaça que produz esta jarra desenhada pelo Studio Kaksikko, é possível observar todo o processo, desde a argila líquida até à peça finalizada.


 

Tendo como base as maquetes feitas em papel pelo Studio Kaksikko, João, um experiente artesão com experiência de mais de 40 na produção de moldes, traduziu a escultural forma para o primeiro molde de testes, a partir do qual foram verificados todos os detalhes e dimensões. Devido ao elevado detalhe e qualidade da jarra Ridge, cada molde pode ser utilizado cerca de 50 a 70 vezes até ser substituído por um novo.


 

Depois do processo do molde estar concluído, a produção manual decorre numa fábrica com mais de quatro décadas de actividade. Aqui, a argila líquida é derramada para os moldes de gesso, onde fica cerca de duas horas a repousar, antes de seguir para o forno a 1000º durante oito horas. Após este processo, as jarras recebem um esmalte no interior e são novamente colocadas no forno por mais oito horas a 1100º antes de serem mergulhadas numa solução aquosa para fechar pequenos buracos porosos.

Descubra mais sobre a jarra Ridge aqui:
Ridge grande
Ridge pequena