Um Chalet Minimalista - The Three Cusps Chalet
Vencedor em 2016 do American Architecture Prize, o Three Cusps Chalet é um edifício muito peculiar, que documenta a história e a diáspora desta região, e combina arquitectura portuguesa e design urbano típicos do século XIX com uma inesperada influência alpina.
Essa influência foi trazida por uma onda histórica de portugueses ricos que voltaram do Brasil nos anos oitenta (significativamente influenciados pelos europeus centrais que construíram a segunda revolução industrial no Brasil).
Concebido como um anexo a servir o pequeno palácio ao lado e situado no coração das muralhas romanas e medievais de Braga, este é um edifício particularmente ensolarado com duas frentes, uma virada para a rua a oeste e a outra virada para um maravilhoso pátio virado a este, desfrutando de luz natural todo o dia.
O objectivo deste projecto foi o de dar uma nova vida ao edifício, devolvendo-lhe a sua imagem original ao mesmo tempo que o ajustava ao modo de viver actual e potencialmente constituindo um modelo para futuros projectos de reabilitação do bairro.
A fachada foi restaurada e voltou à sua glória original, restabelecendo as molduras das janelas em madeira originais e preservando o beirado decorado.
Dada a reduzida área do edifício, seguiu-se uma estratégia original de hierarquizar espaços por andar. As escadas são mais estreitas a cada lance.
"No mais básico, a nossa opção foi de recuperar o edifício original e as suas funções, mas com uma subtileza para além de uma simples restauração. Algo que poderia devolver o edifício a uma nova função, a um uso, ao dia de hoje, à rua, à cidade e com flexibilidade suficiente para mantê-lo por mais 120 anos." - Tiago do Vale - Arquitecto.