A Vitra e a família Eames

A parceria entre a Vitra e a família Eames é uma das mais longas na história do design, resultando na edição de alguns dos maiores clássicos do mobiliário do século XX e na preservação do legado de Charles e Ray Eames. Esta relação que se iniciou em 1953, chega aos dias de hoje através de um compromisso inabalável entre os descendentes dos designers e a família Fehlbaum, que fundou a Vitra, que visa dar a conhecer as criações dos Eames, não só como peças que ainda são relevantes para o nosso quotidiano, mas igualmente como elementos marcantes na cultura contemporânea.

↑ O casal Eames e o casal Fehlbaum

Eames Demetrios, o neto do casal e director do Eames Office, tem sido uma figura central neste compromisso, promovendo iniciativas de divulgação do trabalho dos Eames e na reprodução de produtos originais. A originalidade no design é um denominador vital na missão da Paris:Sete e que Eames Demetrios explica de forma clara.

↑ Eames Demetrios

"Nas últimas décadas, durante as quais a nossa geração operou o Eames Office, percebi como outra forma de autenticidade era importante para o Charles e a Ray. Esta é a noção de que a cadeira que os Eames estavam realmente a desenhar é a que a Vitra vai produzir amanhã. Charles e Ray sabiam que se tivessem de tocar pessoalmente em cada cadeira para que esta fosse considerada autêntica – algo que já era impraticável durante a sua vida – não só os benefícios da produção em massa seriam perdidos, como a autenticidade morreria com eles. Por isso, concentraram-se na criação de sistemas para garantir que a autenticidade pudesse ser preservada."

Visite o nosso showroom e descubra os originais da Vitra desenhados por Charles e Ray Eames.

↑ Vitra Session sobre a relação única entre a família Eames e a Vitra

Algumas das peças Eames editadas pela Vitra

TAGS: