Na primeira edição da Lisbon Design Week, que junta o melhor do movimento criativo lisboeta, a Paris:Sete apresenta uma exposição que conjuga design e o trabalho dos artistas portugueses Inês Norton e Pedro Duarte Jorge, com curadoria de Daria Daguzan.
Inês Norton apresenta a série 'Soft Parts', que explora a relação contraditória entre o natural e o artificial através de uma edição limitada de esculturas de parede com silhuetas orgânicas em alumínio lacado colorido. Por sua vez, Pedro Duarte Jorge mostra dois projectos fotográficos que abordam a figura humana de diferentes formas, num limbo entre a intimidade na série 'Ce Soir' e a sua presença na paisagem na série 'Copacabana'.
Inauguração Exposição Lisbon Design Week 25 de Maio, das 18h às 21h Largo Vitorino Damásio 2C Lisboa
A exposição poderá ser visitada até dia 25 de Junho.
A e15 apresenta a Backenzahn Steel, uma nova interpretação de uma das peças mais conhecidas de Philipp Mainzer. Criada originalmente em 1996, a mesa de apoio Backenzahn distingue-se pela sua forma escultórica e por uma linguagem marcada pela simplicidade e pela força da sua silhueta.
Três décadas depois, a e15 revisita a peça com uma nova versão em aço inoxidável dobrado. A Backenzahn Steel preserva a identidade original, mas introduz uma nova materialidade que reforça a sua presença arquitetónica e acrescenta versatilidade à coleção. Disponível em aço inoxidável polido ou escovado, latão polido e pintura a pó nas cores Vermilion e Jet Black, a nova mesa de apoio foi concebida para se adaptar tanto a espaços interiores como exteriores.
O design de Philipp Mainzer
A Backenzahn Steel é também um reflexo da abordagem de Philipp Mainzer, cuja prática cruza arquitetura, design de interiores, design de exposições e design de produto. Depois de estudar design de produto no Central Saint Martins College of Art and Design e arquitetura na Architectural Association, em Londres, Mainzer cofundou a e15 em 1995, tornando-se uma das figuras centrais no desenvolvimento da identidade da marca.
A sua linguagem caracteriza-se por uma combinação entre estética depurada, funcionalidade e atenção aos materiais, criando peças que procuram manter a sua relevância ao longo do tempo. A Backenzahn, originalmente concebida em madeira, tornou-se precisamente um desses designs emblemáticos da e15. Com a Backenzahn Steel, Philipp Mainzer recupera a essência do desenho original e explora as possibilidades de um novo material. O resultado é uma peça simultaneamente escultórica e funcional, capaz de assumir diferentes contextos sem perder a personalidade que tornou a Backenzahn tão reconhecível.
Descubra a coleção e15 na Paris:Sete.
Inspirada no movimento de um baloiço (bascule, em francês), a Bascule Lounge Chair da Vitra foi desenhada pelo Studio Œ, de Anne-Sophie Oberkrome e Lisa Ertel, para acompanhar o corpo e proporcionar uma experiência de conforto única. O seu elemento distintivo é um engenhoso mecanismo de inclinação, discretamente integrado sob o acolchoamento e revestimento, que permite à cadeira ajustar-se automaticamente ao peso do utilizador. O resultado é uma amplitude de movimento surpreendente: da posição mais vertical até uma posição profundamente reclinada, quase horizontal.
“É possível imaginar como será a sensação ainda antes de nos sentarmos. Para nós, a Bascule transmite honestidade: é tão convidativa ao toque como ao olhar.”
Uma cadeira que veste bem
A linguagem descontraída da Bascule é reforçada pelo seu revestimento em tecido de corte generoso, que envolve a estrutura como um casaco. Para o desenvolver, o Studio Œ recorreu a técnicas de alfaiataria do universo da moda, reinterpretando-as no design da cadeira para facilitar os movimentos e acompanhar a sua extraordinária capacidade de inclinação.
Disponível numa ampla variedade de cores, o revestimento pode também assumir uma configuração bicolor, a base está disponivel em madeira ou em metal. Na Bascule, forma e função encontram-se num equilíbrio natural: uma cadeira que se adapta ao corpo, se movimenta com ele e transforma o ato de sentar numa experiência de verdadeiro relaxamento. Como se não bastasse esta coleção inclui um banco e um repousa pés.
Com o final do verão e o regresso às aulas e ao trabalho, renovar o espaço onde estudamos, trabalhamos ou desenvolvemos novos projetos pode ser uma excelente forma de assinalar a rentrée. Para assinalar este momento, a Vitra apresenta uma campanha especial que junta dois clássicos do design de Charles & Ray Eames.
Na compra da Eames Desk Unit, recebe de oferta uma Eames Fiberglass Side Chair DSR ou DSX. Uma combinação pensada para criar um espaço de trabalho confortável, funcional e, acima de tudo, intemporal.
Desenhada em 1949, a Eames Desk Unit foi concebida segundo os princípios da produção industrial. Os seus painéis funcionam como elementos de resguardo e delimitam parcialmente os dois compartimentos de arrumação, enquanto a altura regulável permite adaptá-la às diferentes condições do espaço. Um ano mais tarde, em 1950, Charles e Ray Eames apresentavam as suas cadeiras de plástico moldado, entre as quais se encontram as versões DSR e DSX. A DSR distingue-se pela característica base em aço, conhecida como Eiffel Tower, enquanto a DSX apresenta uma estrutura mais depurada, com quatro pernas em aço tubular.
A campanha permite ainda configurar a cor da concha e da base da cadeira, tornando esta combinação ainda mais versátil e adaptável a diferentes ambientes. Uma oportunidade para trazer para o espaço de trabalho peças que representam a abordagem dos Eames ao design: funcionalidade, inovação e uma estética que permanece atual ao longo do tempo.
A campanha Vitra é válida até 24 de setembro de 2026.